Dança durante celebração do vodu no Benin

A Influência do Vodu: Desvendando a Religião que Marcou a Maior Revolução Negra da História

Em outros países, o vodu também se espalhou, mas se adaptou às diferentes realidades territoriais ao longo do tempo. No Haiti, por exemplo, há o vodu haitiano, em Cuba, a santeria, e no Brasil, o candomblé jeje.

Todas essas religiões sofreram influências das religiões cristãs para se tornarem menos hostilizadas, numa tentativa de serem mais aceitas. É comum no continente africano, por exemplo, que uma pessoa tenha mais de uma religião, além do vodu, sendo o catolicismo geralmente uma delas.

No entanto, não se pode dizer que esse esforço resultou em algum nível de aceitação, como aponta Ana Caroline Amorim Oliveira, professora da pós-graduação em cultura e sociedade da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

“Esse sincretismo católico-vodu foi extremamente violento, foi um processo de etnocídio, de apagamento cultural e religioso, incluindo sua língua — mas também tem essa dimensão de ser uma estratégia de continuidade [da religião]”, destaca Oliveira, com base no estudo “Os símbolos sociais do vodu haitiano e seus significados”.

Dança durante celebração do vodu no Benin
Dança durante celebração do vodu no Benin Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Vodu no Haiti: um capítulo à parte

No Haiti, o vodu surgiu entre os escravizados que chegaram às Américas e foi mesclado com o catolicismo. No entanto, Ynaê Lopes dos Santos, professora de história da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora de “História da África e do Brasil Afrodescendente”, fala sobre ações mais incisivas que muitas vezes dificultavam a prática religiosa.

Fonte: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/10/26/o-que-e-vodu.htm


Publicado

em

por

Tags: