Tales Faria: Candidato, Alcolumbre ameaça governo e Supremo em aliança com bolsonarismo

Alcolumbre e o Bolsonarismo: Ameaças ao governo e Supremo, segundo Tales Faria

E por que foi assim tão rápido? Porque o presidente da CCJ, David Alcolumbre, que é senador pelo União Brasil do Amapá, já está em plena campanha a presidente do Senado. Ele já foi presidente do Senado e elegeu seu sucessor, o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Com essa votação, ele fez uma demonstração de força. Deu ao governo e ao Supremo o recado de que pode se eleger com o apoio da oposição bolsonarista. E os bolsonaristas também aproveitaram para se juntar na chantagem.

Para eles, quando Arthur Lira (PP-AL) deixar o comando da Câmara, será muito bom ter outro cacique poderoso do centrão no comando do Senado em condições de colocar o presidente Lula e o governo contra a parede. Enfim, é chantagem mesmo: “entrega ou vamos passar com o trator.”

Qual a alternativa para o governo? Juntar o MDB com o PSD, o Republicanos e demais partidos de centro direita, que chamam de direita democrática, para formar uma aliança envolvendo a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado em 2024.

O senador emedebista Renan Calheiros (AL) propôs isso aos presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP). Mas vai ser muito difícil fazer essa costura. Até porque, Rodrigo Pacheco parece acertado com Alcolumbre.

É mais fácil o Alcolumbre se juntar ao Kassab ou ao Marcos Pereira. E aí, a vaca vai para o brejo. Ele está muito poderoso, esse é o problema que o governo vai ter que enfrentar.

Fonte deste artigo: https://noticias.uol.com.br/colunas/tales-faria/2023/10/04/candidato-alcolumbre-ameaca-governo-e-supremo-em-alianca-com-bolsonarismo.htm


Publicado

em

por

Tags: