Cafés de Minas Gerais e São Paulo foram premiados como os melhores do Brasil no concurso Cup of Excellence, que é considerado o mais importante do mundo no setor de café. A premiação anual destaca os cafés com a melhor qualidade sensorial do país, com base em degustações às cegas realizadas por juízes especializados.
Na categoria de cafés cereja descascado, despolpado ou desmucilado, o café da fazenda Rio Verde, da Ipanema Agrícola, localizado em Conceição do Rio Verde, na Mantiqueira de Minas, ficou em primeiro lugar, com uma pontuação de 92,15. Já na categoria de cafés colhidos e secos com casca, o vencedor foi o café da fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), na Região Vulcânica, propriedade da Orfeu Cafés Especiais.
Além disso, a fazenda Rio Verde também ganhou na categoria experimental, que foi introduzida este ano. Essa categoria premia grãos que passaram por um processo de fermentação induzida, que resulta em sabores exóticos e que têm ganhado espaço no mercado.
O leilão dos cafés vencedores é muito disputado, com os produtores conseguindo vender os grãos por preços muito acima dos praticados no mercado convencional. Em 2018, por exemplo, o campeão do concurso alcançou o maior valor pago por uma saca de café no Brasil, chegando a R$ 73 mil. O leilão deste ano está previsto para dezembro.
A maioria dos cafés premiados é vendida para empresas estrangeiras, o que pode dificultar o acesso dos consumidores brasileiros a esses produtos. No entanto, algumas torrefações e cafeterias no Brasil podem comercializá-los. A Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, pretende disponibilizar o lote vencedor, da variedade geisha, no próximo ano.
COMO É FEITA A ESCOLHA
A escolha dos melhores cafés é feita por meio de avaliação às cegas. Na fase final do concurso, 20 juízes certificados de diferentes partes do mundo degustam os cafés finalistas, seguindo protocolos internacionais de avaliação sensorial. Eles avaliam características como doçura, acidez e complexidade dos sabores, atribuindo uma nota final de 0 a 100.
O Cup of Excellence é um concurso internacional, considerado o mais respeitado do setor de café em todo o mundo. A etapa brasileira é organizada pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Abaixo está a lista completa dos vencedores:
Vencedores do Cup of Excellence 2023
Colocação – Produtores – Propriedade – Cidade (UF) – Região – Pontuação
Via úmida
- Ipanema Agrícola S/A – Fazenda Rio Verde – Conceição do Rio Verde (MG) – Mantiqueira de Minas – 92,15
- Horácio Antônio de Moura – Sítio Três Barras – Simonésia (MG) – Matas de Minas – 91
- Pedro Brás – Casa Brás – Vargem Bonita (MG) – Café da Canastra (MG) – 89,71
- José Maria Martins – Fazenda Rochedo – Araponga (MG) – Matas de Minas – 89,26
- Jeremias Lietig Braga – Córrego da Liberdade – Afonso Cláudio (ES) – Montanhas do Espírito Santo – 88,88
- José Flávio Ferraz Reis / Outro – Fazenda Jr. – Carmo De Minas (MG) – Mantiqueira De Minas – 88,03
- Luciano Dutra Pimenta – Sítio Liberdade – Afonso Cláudio (ES) – Montanhas Do Espírito Santo – 88
- Luiz Paulo Dias Pereira Filho – Sítio Sr. Niquinho – Carmo De Minas (MG) – Mantiqueira de Minas – 87,82
- Ataide Maria Assun
por
Tags: