Também é importante contar com um pouco de sorte. Não é possível prever onde surgirão vagas na categoria nos próximos um, dois anos. A McLaren já tem Lando Norris sob contrato até o final de 2025 e Oscar Piastri foi recentemente anunciado até o final de 2026. No entanto, Norris está sendo considerado pela Red Bull para ser companheiro de Max Verstappen já em 2025, o que poderia mudar completamente a situação.
De fato, embora a probabilidade seja que o grid da Fórmula 1 em 2024 seja exatamente o mesmo que terminará em 2023 (a última confirmação pendente é a presença de Logan Sargeant na Williams), há vários contratos que encerram no final da próxima temporada, o que promete uma movimentação muito maior.
As negociações com a McLaren começaram depois que Gabriel teve uma temporada dominante na Fórmula 3, marcada por sua consistência. Ele abriu uma grande vantagem no campeonato no início e depois demonstrou calma para pontuar bem em todas as corridas, o que lhe permitiu conquistar o título com facilidade mesmo antes da última rodada dupla, na Itália.
O piloto brasileiro também foi confirmado na Fórmula 2 para a próxima temporada, como piloto principal de uma das melhores equipes do grid, o que lhe proporcionará uma ótima plataforma para conquistar resultados expressivos também no último degrau antes da Fórmula 1. O anúncio oficial será feito durante o final de semana do Grande Prêmio de Abu Dhabi, no final de novembro, que será a última etapa da categoria.
A McLaren já teve outros programas de desenvolvimento no passado, sendo o caso mais recente o de Lando Norris, que teve uma trajetória desde as categorias de base até chegar à Fórmula 1. Além de Bortoleto, o programa atual conta com o apoio de Pato O’Ward, que está na Indy, Ryo Hirakawa, recém-anunciado como piloto reserva, e a promessa do kart Ugo Ugochukwu.
Além da parceria com a McLaren, Bortoleto também conta com o suporte da A14 Management, empresa criada por Fernando Alonso para gerenciar a carreira de jovens pilotos.
Fonte: UOL Esporte