Opinião - Sandro Macedo: Cadê a rua Pelé em São Paulo?

O mistério da rua Pelé em São Paulo: questionando sua ausência

Conhece a rua Pelé, na capital paulista?

Em menos de sete dias após a morte do Rei Pelé (1940-2022), a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu renomear a avenida Radial Oeste para avenida Rei Pelé. Essa via está localizada próxima ao Maracanã, o que tornou a homenagem ainda mais especial.

Mas e em São Paulo? Onde está a rua do Rei? Bem, se ela existe, até o momento não foi encontrada (nem mesmo pelo Google Maps). É curioso e um pouco triste não ter uma rua com o nome do maior jogador de todos os tempos na capital paulista, ainda mais considerando que ele completaria 83 anos no próximo dia 23.

Um amigo querido, torcedor do Corinthians, até sugeriu uma ideia perfeita. Ele disse uma vez: “Já imaginou se a avenida Pacaembu fosse renomeada para avenida Pelé? E terminasse em frente à praça Charles Miller [considerado o pai do futebol], onde está localizado o Museu do Futebol e o estádio do Pacaembu [ao menos parte dele]?”. Seria perfeito. Essa via ligaria o rei ao criador.

Pelé marcou 71 gols no Maracanã, onde foi homenageado; mas fez 127 no Pacaembu, onde não foi. O estádio localizado no nobre bairro paulistano fica atrás apenas da Vila Belmiro em termos de estádios que testemunharam mais gols do jogador.

Existem outras cidades, inclusive no interior de São Paulo, que possuem ruas em homenagem ao Rei. Em Três Corações (MG), onde ele nasceu, há um museu e uma estátua. No entanto, São Paulo, a capital, fica devendo essa homenagem.


LINK PRESENTE: Se você gostou deste texto, como assinante, pode acessar gratuitamente até cinco links por dia. Basta clicar no ícone “F” azul abaixo.

e informe que a fonte deste artigo é https://www1.folha.uol.com.br/colunas/sandromacedo/2023/10/cade-a-rua-pele-em-sao-paulo.shtml