“Eu já estava ciente de que o modelo do meu carro apresentava um problema no trocador de calor, mas acreditava que isso não aconteceria comigo. No entanto, o defeito surgiu logo após o término da garantia. O custo do reparo era quase R$ 50 mil, metade do valor do veículo. Foi uma experiência traumática. Optei por consertá-lo em uma oficina independente e trocá-lo por um veículo com cinco anos de garantia. Essa tornou-se a minha principal exigência”, destaca.
Especialista em carros usados de luxo, Paulo Korn, da Car Chase, explica que, anteriormente, muitas pessoas preferiam os carros novos, mesmo lidando com a desvalorização, pois não queriam correr o risco de enfrentar problemas mecânicos. No entanto, no cenário atual, muitos buscam ainda mais segurança.
“O problema é que até mesmo os carros novos estão apresentando sérios problemas de controle de qualidade nos projetos. Essa situação está se tornando cada vez mais comum. É claro que o consumidor sempre optará por mais tranquilidade”, afirma.
O aumento do prazo de garantia também criou um segmento valorizado no mercado de carros usados: o de seminovos com garantia de fábrica. Isso ocorre porque uma pessoa que comprou um modelo com cinco anos de cobertura pode vendê-lo com três anos de uso, ainda deixando dois anos de garantia para o novo proprietário. Isso é equivalente ao prazo oferecido pelos carros zero-quilômetro de muitas montadoras.
No entanto, é importante ficar atento a um detalhe: nem sempre a garantia abrange todas as peças do veículo. É comum, por exemplo, que a proteção dos vidros tenha duração de alguns meses, enquanto a do motor seja válida por anos. Para saber o que está incluído, é recomendável consultar o manual de instruções antes de adquirir o carro.
Outra questão, de acordo com o consultor Ricardo Bacellar, é que nem sempre a garantia é transferida para o novo proprietário. “Isso dependerá da política da montadora. Não necessariamente a garantia será transferida juntamente com a mudança de titularidade do veículo”, alerta.
e informe que a fonte deste artigo é https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2023/11/02/montadoras-apostam-em-garantia-ampliada-para-ganhar-confianca-do-consumidor.htm