Todos a Bordo: Vinte anos sem Concorde: como era o voo que ligava Rio e Paris em 6 horas?

Vinte anos sem Concorde: Uma Retrospectiva do Voo Rio-Paris em 6 horas


Modelo foi desenvolvido em parceria entre a Inglaterra e a França.
Apenas 20 foram fabricados, mas nem todos chegaram a voar comercialmente por serem modelos de teste, por exemplo.


Avião voava tão alto que dava para ver a curvatura da terra.
Ele atingia uma altitude de 18,3 km acima do nível do mar, enquanto aviões comerciais comuns voam entre 8 e 12 km de altitude.


Air France e British Airways foram as únicas donas do modelo, com sete aviões usados para levar passageiros cada uma.
O voo de Paris para Nova York ou de Londres para a cidade norte-americana durava cerca de três horas, frente às oito horas de um avião comercial convencional.


Primeiro voo foi realizado em março de 1969.
Início da operação comercial, entretanto, ocorreu apenas em 21 de janeiro de 1976, e durou até 24 de outubro de 2003.


Acidente marcou o declínio do modelo.
Em julho de 2000, um Concorde da Air France que ia de Paris para Nova York caiu logo após a decolagem. Imediatamente, os dois operadores deixaram de voar com o modelo até concluírem as investigações necessárias. Os voos foram retomados apenas no final de 2001.


Não foi o primeiro.
O avião comercial supersônico russo TU-144, apelidado de Concordski, voou pela primeira vez dois meses antes, em dezembro de 1968. O primeiro voo de passageiros com o modelo foi em 1978, mas operações não duraram até o fim daquela década.

Fonte: https://economia.uol.com.br/colunas/todos-a-bordo/2023/10/28/concorde-fim-voo-paris-rio-de-janeiro-air-france-british-supersonico.htm


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